Múltiplos Serviços
10 de fev. de 20232 min de leitura
Múltiplos Serviços
12 de jan. de 20223 min de leitura
Um transporte em formato de cápsula que se movimenta por propulsão magnética, locomove pessoas e mercadorias a até 1.200 km/h e utiliza energia renovável. Essa ideia futurista pode se tornar realidade no Brasil graças à empresa Hyperloop Transportation Technologies, que desenvolve e licencia o hyperloop – tecnologia de mobilidade urbana criada pelo empresário Elon Musk, da Tesla.
No Brasil, já há um estudo de viabilidade em andamento em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A rota ligaria a capital do estado, Porto Alegre, à Serra Gaúcha.
A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que irá realizar a análise das condições ambientais, socioeconômicas e de retorno financeiro do investimento para a localidade.
A HyperloopTT ainda firmou parceria com a Eletrobras, maior empresa brasileira de geração e transmissão de energia, para identificar possibilidades de construção da infraestrutura.
Além do Brasil, a HyperloopTT já firmou acordo com dez governos ao redor do mundo. Em Toulouse, na França, os testes já estão sendo realizados, sendo a única empresa do ramo a já realizar experimentos e a implementar um guia de segurança público do hyperloop, que regula e detalha como é o sistema em questão.
O primeiro protótipo comercial será lançado em 2023, nos Emirados Árabes, e funcionará inicialmente como um centro de experiência onde as pessoas poderão conhecer a tecnologia e posteriormente irá operar uma rota de forma definitiva.
Única empresa do ramo que tem escalabilidade e capacidade de transportar passageiros e cargas, a HyperloopTT quer integrar o Brasil à corrida mundial pela inovação nos modais, que precisam focar cada vez mais na experiência do usuário, na expansão das fronteiras das grandes cidades e na promoção do desenvolvimento sustentável.
Via Ciclovivo.
Comments